O controle automático e inteligente de iluminação, com certeza, é um dos primeiros fatores a serem analisados quando falamos em redução do consumo de energia. Uma das implementações realizadas consiste no uso de dispositivos que possam acionar pontos de iluminação apenas quando, realmente, for necessário. Um destes dispositivos é o relé fotoelétrico que controla a iluminação de ambientes externos promovendo o acionamento dos pontos de iluminação apenas a noite. Para que o seu funcionamento seja eficaz, é importante analisar alguns pontos de instalação e posição. Vamos lá?
Instalação:
Abaixo encontramos a ligação do relé fotelétrico de três condutores. Neste modelo o condutor branco será conectado ao neutro e ocorrerá uma derivação para que o mesmo neutro seja levado até o receptáculo. O condutor preto será ligado no disjuntor enquanto o condutor vermelho é o retorno, ou seja, será ligado ao receptáculo. Se a fotocélula for 220V ( Fase + Fase ), o condutor branco será conectada na segunda fase.
Apesar de encontrarmos o diagrama de ligação na embalagem do relpe fotoelétrico, é possível conseguir interpretar a sua ligação através das informações impressas na base deste modelo. ? Abaixo temos algumas imagens da base que orientam quanto a tensão de alimentação, corrente máxima e conexão dos condutores.
Além de encontrarmos o relé fotoelétrico com 3 fios, é comercializado também o mesmo dispositivo com 4 fios. Normalmente utilizamos este tipo de configuração quando a alimentação é dada por 220V ( Fase + Fase ). Essa configuração se faz necessária para atender a norma NBR 5410. Veja abaixo o diagrama de ligação:
Fixação:
Além dos cuidados quando a instalação da parte elétrica, é importante verificar a instalação mecânica. A posição do relé fotoelétrico é fundamental para seu correto funcionamento.
– Ao instalar, o componente deve estar acima do ponto de iluminação controlado para evitar o acionamento intermitente da iluminação uma vez que a fotocélula é sensível a luz.
– A potência da carga instalada não pode ser superior a potência suportada pelo relé. No exemplo usado nas imagens acima, a fotocélula suporta no máximo 15A para uma tensão de 127V.
– Na parte eletrônica, existe uma indicação com o desenho de uma seta indicando que o sensor ( LDR ) deve ser colocado para o lado sul.
Comparativo entre Relé fotoelétrico de 3 e 4 fios:
Uma das nossas aulas do curso de Instalações elétricas que está disponível no nosso canal do YouTube fala sobre os dois modelos de fotocélula. Abaixo temos os dois modelos apresentando o diagrama multifilar e o diagrama unifilar.
Prática:
Agora que já foi apresentado a teoria, vamos ver na pratica a instalação e funcionamento através de uma aula do nosso curso de instalações elétricas prediais que está disponível em nosso canal do YouTube.
Ligação do relé fotoelétrico com contator:
Um recurso muito usado para ampliar a capacidade de seccionar cargas com potência elevada é fazer o relé fotoelétrico controlar um contator e os contatos de potência do contator fazer o seccionamento da alimentação da carga. Abaixo temos duas aulas sobre contatores para facilitar a compreensão do esquema de ligação.
Teoria sobre os contatores:
Prática sobre os contatores:
Uma vez compreendido toda a teoria e prática sobre os contatores e sobre a ligação do relé fotoelétrico, abordaremos agora a ligação destes dois dispositivos na teoria e na prática.
Saiba mais sobre instalações elétricas
Fotoelétrico com contator É comum nos depararmos durante o dimensionamento de circuitos externos de iluminação com um conjunto de iluminação que pode exceder a…Read More »
Padrão de cor para cabos Dentre a padronização de cores para cabos em uma instalação elétrica permite ao eletricista tranquilidade ao efetuar uma nova instalação…Read More »
Dentre os diversos equipamentos e aparelhos elétricos que devem ser dimensionados em uma instalação elétrica, a torneira elétrica, apesar de simples pode ser instalada de…Read More »
Se quiser ficar por dentro das novidades apresentadas aqui no site e no nosso canal do YouTube, conheça nossas redes sociais. Publicamos diariamente novidades e curiosidades sobre a área da eletroeletrônica.
Pingback:Módulo com vários interruptores - Curso de instalações - Trick Drawing
Pingback:Sensor de presença - Trick Drawing - Curso de instalações elétricas.
Muito bom goste
Gostaria de vcs postar um comando com sinaleiras indicativas