As portas lógicas são dispositivos eletrônicos ou estruturas de programação que trabalham e processam sinais lógicos aplicados em suas entradas e apresentam um resultado lógico em sua saída de acordo com a sua característica.
São uma das principais estruturas dentro da disciplina de Eletrônica Digital de tal forma que acompanham e compõem diversos circuitos como somadores, subtratores, flip flip, multiplexadores e demultiplexadores. Enfim a lista é grande e iremos abordar todas elas de forma separada e sempre acompanhada por vídeos a fim de deixar o mais didático possível.
Para ser o mais didático possível vamos apresentar abaixo o vídeo da aula sobre cada porta lógica e ao lado apresentaremos um resumo com símbolo da porta lógica e a sua respectiva tabela da verdade.
Para obter mais cards sobre diversos assuntos relacionados a eletroeletrônica, CLICK AQUI !
Porta lógica AND
A porta lógica AND, ou lógica de dependência, tem a característica de apresentar nível lógico 1 em sua variável de saída apenas se todas as suas variáveis de entrada estiverem em nível lógico 1. Podemos fazer um comparativo com interruptores simples ligados em série.
Porta lógica OR
A porta lógica OR, ou lógica de independência, tem a característica de apresentar nível lógico 0 em sua variável de saída apenas se todas as suas variáveis de entrada estiverem em nível lógico 0. Podemos fazer um comparativo com interruptores simples ligados em paralelo.
Porta lógica NOT
A porta lógica NOT, ou lógica de negação, tem a característica de apresentar nível lógico na saída contrário ao apresentado na entrada. Como diferencial ao ser comparado com as demais portas lógicas, a porta lógica NOT apresenta apenas UMA variável de entrada.
Se você chegou até aqui, acabamos de estudar sobre as portas lógicas básicas ( AND, OR e NOT ).
Agora nós vamos iniciar o estudo sobre as portas lógicas derivadas que, nada mais são, do que algumas combinações sobre as portas lógicas básicas.
Porta lógica NAND
A porta lógica NAND foi elaborada a partir da união da porta lógica and com o acréscimo da porta lógica NOT conectada em sua variável de saída. Podemos observar essa característica através da inserção da circunferência apresentada na saída.
Porta lógica NOR
A porta lógica NOR foi elaborada a partir da união da porta lógica or com o acréscimo da porta lógica NOT conectada em sua variável de saída. Podemos observar essa característica através da inserção da circunferência apresentada na saída.
Porta lógica XOR
A porta lógica XOR, conhecida também como Ou – Exclusiva, tem a característica de apresentar nível lógico 1 em sua variável dde saída apenas quando as variáveis de entrada forem diferentes, ou seja, 0 e 1 ou 1 e 0.
Porta lógica XNOR
A porta lógica XNOR, conhecida também como Ou – coincidência, tem a característica de apresentar nível lógico 1 em sua variável de saída apenas quando as variáveis de entrada forem iguais, ou seja, 0 e 0 ou 1 e 1.
BÔNUS !!!
Para aprimorar seu aprendizado sobre o que acabamos de apresentar, deixaremos abaixo duas sugestões de aplicativos voltados para montagem e simulação de circuitos digitais.
Com eles, você poderá visualizar o funcionamento de tudo que foi tratado neste artigo e ir muito mais além em diversos outros assuntos relacionados a disciplina de eletrônica digital.
Bons estudos, Fiquem com Deus.
Se quiser ficar por dentro das novidades apresentadas aqui no site e no nosso canal do YouTube, conheça nossas redes sociais. Publicamos diariamente novidades e curiosidades sobre a área da eletroeletrônica.
Gosto muito do método que a página ensina e explica seus conteúdos, estou sempre acompanhado vcs no Facebook e um site de grande ajuda.
Gosto muito do método que a página ensina e explica seus conteúdos, estou sempre acompanhado vcs no Facebook e um site de grande ajuda.