Uma das principais ferramentas do eletricista, que o acompanha em toda instalação elétrica nova ou reforma é o multímetro.
Essa ferramenta de medição permite ao profissional aferir valores de tensão, corrente, resistência, frequência, capacitância e tantas outras grandezas elétricas que encontramos no dia a dia
Saber usar um multímetro de forma correta, proporcionará um trabalho mais eficaz em uma nova instalação ou, principalmente reforma.
Vamos apresentar neste post todas as informações necessárias para uso.
Definição
O multímetro nada mais é do que um conjunto de equipamentos para medir grandezas elétricas, entre as mais comuns temos Tensão alternada e contínua, corrente alternada e contínua, resistência elétrica, diodo e continuidade.
Para iniciarmos nosso estudo sobre esse dispositivo, a primeira coisa que precisamos é saber identificar e associar os símbolos presentes no multímetro com as grandezas elétricas.
Tensão alternada
Nesta primeira escala deste modelo de multímetro digital temos a letra V seguida do símbolo ~.
O ~ representa uma senóide e ao ser impresso juntamente com a letra V representa que a escala mede Tensão ( volts ) alteranada.
Em uma residência, encontramos essa grandeza nas tomadas que alimentam os eletrodomésticos.
Tensão contínua
Como o objetivo nesta escala eainda é medir tensão, a letra que encontramos é a V ( volts ) porém podemos observar que existe um linha reta e três pontos.
A linha dá uma ideia de continuidade em um gráfico o que representa a tensão contínua constante
Por sua vez os três pontos fazem uma referência ao gráfico de uma tensão contínua pulsante gerado por circuitos retificadores.
Ou seja, esta escala consegue medir tensão contínua constante que encontramos em pilhas e baterias, e tensão contínua pulsante que encontramos em circuitos retificadores como retificadores de meia onda, onda completa e em ponte.
Tensão alternada em mili volts
Esta escala tem as mesmas características abordadas no primeiro diagrama sobre tensão alternada, porém, o objetivo é conseguir medir valores baixos de tensão, normalmente abaixo de 1V onde já utilizamos a escala de mV ( mili volts ) dada por 10-³.
Quando selecionada, a escala de continuidade gera um valor de tensão nas suas pontas de prova e caso ele perceba que a corrente elétrica que saiu de uma das pontas voltou para a outra ele entende que o caminho esta integro, ou seja, ocorreu a contínuidade.
Para indicar o ocorrido, normalmente um sinal sonoro é emitido. Em outras ocasiões um valor pode ser apresentado no display;
Teste para semicondutores
Como falamos de circuitos retificadores em escalas anteriores, nesta escala conseguimos verificar a integridade do diodo quando executamos uma polarização direta ou reversa por meio das pontas de prova.
Toda vez que nos referimos a corrente elétrica utilizamos a letra A.
Notem que no multímetro ele aparece acompanhado do símbolo ~.
Isso significa que esta escala é destinada a medir corrente alternada.
Corrente contínua
Por fim temos a ultima escala do multímetro.
Neste modelo temos a letra A acompanhada por uma linha e três pontos.
Como abordamos sobre tensão contínua, aqui a representação é a mesma.
A linha representa a corrente contínua constante enquanto os três pontos representam a corrente contínua pulsante.
Aula prática
Agora que já estamos familiarizados com os símbolos que encontramos em um multímetro, vamos para a aula prática que foi retirada do nosso curso de instalações elétricas totamente gratuita.
Categoria de isolação dos multímetros
Após entender sobre a escala do multímetro e as grandezas que ele pode medir assistindo nossa aula prática, já é possível avançar nos estudos e abordar outro assunto importante porém não muito abordado quando o profissional pesquisa e compra um novo multímetro.
Você sabe e conhece as categorias de isolação do multímetro ?
Esta informação é fundamental para a segurança do profissional que está utilizando o aparelho por que está relacionado ao valor de tensão máxima de isolação do aparelho e cada categoria é destinado a uma aplicação ou área específica.
Abaixo apresentamos um diagrama que apresenta onde cada categoria de isolação do multímetro pode ser utilizado com segurança.
Para entender melhor todo o conceito aplicado sobre a categoria de isolação dos multímetros, temos abaixo mais uma aula do nosso curso gratuito que está disponível em nosso canal do YouTube.
Se quiser ficar por dentro das novidades apresentadas aqui no site e no nosso canal do YouTube, conheça nossas redes sociais. Publicamos diariamente novidades e curiosidades sobre a área da eletroeletrônica.
Fotoelétrico com contator É comum nos depararmos durante o dimensionamento de circuitos externos de iluminação com um conjunto de iluminação que pode exceder a…Read More »
Padrão de cor para cabos Dentre a padronização de cores para cabos em uma instalação elétrica permite ao eletricista tranquilidade ao efetuar uma nova instalação…Read More »
Dentre os diversos equipamentos e aparelhos elétricos que devem ser dimensionados em uma instalação elétrica, a torneira elétrica, apesar de simples pode ser instalada de…Read More »
Eu, gostei muito das aulas obrigado, de coração
Gostaria de conhecer mais poderia me enviar em PDF este material é muito bom ainda mais pra mim que estou aprendendo