Menu Fechar

Disjuntores e suas curvas de atuação

disjuntores teoria e prática
Disjuntores - Capa

    Disjuntores e suas curvas de atuação.   
    Um dos principais elementos de proteção em uma instalação elétrica são os disjuntores. 

    Este dispositivo apresenta algumas caracteristicas que são de fundamental importância para que o eletricista consiga fazer o dimensionamento de forma correta sem colocar em risco a instalação e a segurança do cliente. 

    Mas você conhece os detalhes desse componente ? 

    Neste artigo vamos apresentar todos os detalhes possíveis além das aulas para que você não fique com nenhuma dúvida.

Vamos lá ?

    A primeira etapa é conseguir identificar as informações apresentadas no corpo do disjuntor termo magnético. E a partir deste momento iremos nos referir ao disjuntor como DTM ( Disjuntor Termo Magnético ). Devemos apenas fazer uma observação para que não ocorra confusão com o termo IDR ( interruptor diferencial residual ) Este elemento existente em um quadro de distribuição não substitui os disjuntores e toda a teoria apresentada neste artigo.

    Ele apresenta esse nome por possuir uma proteção com atuação térmica e uma proteção com atuação magnética. 

    Mas como isso tudo funciona ?

    Bem, vamos abordar primeira a proteção térmica. Esta proteção é destinada a seccionar o circuito quando a corrente que passa pelo dtm for superior a sua capacidade nominal. 

    Exemplo: Um dtm de 10A está alimentando um circuito que consome uma corrente de 12A. Neste caso um material bi-metálico irá aquecer e promoverá a abertura do circuito após alguns segundos ( tempo esse estipulado pela curva do disjuntor, assunto que iremos tratar daqui a pouco ) .
    Esse tipo de atuação do dtm ocorre normalmente quando trocamos a resistência do chuveiro por uma com valor superior.

    Agora vamos abordar a proteção magnética. Esta proteção está atrelada a curto circuito em uma instalação elétrica.

   Quando dois condutores com potenciais elétricos se encontram sem uma carga elétrica entre eles, a intensidade da corrente elétrica sobre drasticamente. Essa corrente cria um campo magnético em uma bobina que irá, consequentemente, promover a abertura do circuito em aproximadamente 10ms.


    Após essa apresentação inicial, vamos agora entender e interpretar as informações impressas no corpo do componente.

    A letra indica a curva de atuação do dtm. As curvas são representadas pela letra B, C e D porém você encontrará em algumas pesquisas em catálogos de fabricantes o disjuntor curva A. 
    Esta curva de atuação do dtm não está
designada na NBR NM 60898 mas para que nosso conteúdo seja o mais completo possível, vamos abordar desse modelo também neste artigo.
    O valor ao lado da letra C indica a corrente nominal do DTM. Normalmente o valor de corrente nominal não apresenta a letra A de amper. 

Tensão de trabalho

   

Logo após temos a tensão máxima suportada entre seus polos,

Frequência

 

    Essa informação apresenta qual a frequência suportada pelo dtm. No Brasil temos uma frequência da rede elétrica de 60Hz


    O disjuntor tem uma capacidade máxima para a interrupção de corrente de curto circuito. Esse valor irá mudar de acordo com o projeto elétrico. 

Neste exemplo tempos um disjuntor com uma corrente de interrupção de 3000A.

Para fechar a primeira parte do assunto, temos abaixo uma aula do nosso curso gratuito de instalações elétricas que está disponível no nosso canal do YouTube. 

Caso tenha gostado das imagens apresentadas até agora. click no botão ao lado e tenha acesso a diversos outros esquemas elétricos e cards informativos sobre eletroeletrônica que usamos em nossas aulas no canal Trick Drawing no YouTube

Curva de atuação dos disjuntores.

Nesta segunda parte, vamos agora falar um pouco sobre as curvas de disparo do disjuntor termo magnético e qual a aplicação para cada curva. 

Curva A

    Este tipo de curva é muito polêmico por que diversas pessoas defendem que ele não existe e que a letra A pode ser confundido com a unidade de medida de corrente elétrica. Mas encontramos em alguns catálogos esse tipo de curva. Vale lembrar que ele não está designado na NBR NM 60898 .

    Este tipo de curva é aplicado para a proteção de circuitos eletrônicos por serem mais sensíveis e para circuitos de medição.

    Ele entende como uma corrente de curto um valor entre 2 a 4 vezes  a corrente nominal. Exemplo: Um disjuntor com corrente nominal de 10A irá detectar como corrente de curto um valor de corrente entre 20A a 40A. 

    Para Ficar mais claro e mostrar que este tipo de disjuntor, de fato, existe, vamos mostrar uma aula do nosso curso gratuito de instalações elétricas em que abordamos o disjuntor CURVA A  

Curva B

    Este tipo de curva é aplicado para a proteção de circuitos resistivos como chuveiros, torneiras elétricas e tomadas de uso geral.

    Ele entende como uma corrente de curto um valor entre 3 a 5 vezes  a corrente nominal. Exemplo: Um disjuntor com corrente nominal de 10A irá detectar como corrente de curto um valor de corrente entre 30A a 50A. 

Curva C

    Este tipo de curva é aplicado para a proteção de circuitos que alimentam cargas de com características indutivas onde apresentam picos de corrente no momento de ligação como microondas, condicionador de ar, motores para bombas de recalque, além de circuitos com cargas de características semelhantes.

    Ele entende como uma corrente de curto um valor entre 5 a 10 vezes  a corrente nominal. Exemplo: Um disjuntor com corrente nominal de 10A irá detectar como corrente de curto um valor de corrente entre 50A a 100A. 

Curva D

    Este tipo de curva é aplicado para a proteção de circuitos que alimentam cargas altamente indutivas que apresentam altos picos de corrente no momento de ligação, como grandes motores, transformadores, além de circuitos com cargas de características semelhantes.

    Ele entende como uma corrente de curto um valor entre 10 a 20 vezes  a corrente nominal. Exemplo: Um disjuntor com corrente nominal de 10A irá detectar como corrente de curto um valor de corrente entre 100A a 200A.

Para fechar a segunda parte do assunto, temos abaixo uma aula do nosso curso gratuito de instalações elétricas que está disponível no nosso canal do YouTube. 

Nível e proteção

    Além da proteção proporcionado pelas curvas de atuação, temos uma informação adicional apresentada Portaria 348 do Inmetro de 13 de setembro de 2007 onde ocorre a classificação entre :

Classe 1  =   3 In ≤ Ic < 10 In ;
Classe 2 = 10 In ≤ Ic < 20 In ;
Classe 3 = 20 In ≤ Ic < 50 In.

    Os disjuntores enquadrados na classe 1 oferecem maior proteção enquanto os enquadrados na classe 3 oferecem uma menor proteção.

Para que este assunto fique mais claro, também temos uma aula abordando os níveis de proteção. 

E o condutor neutro no disjuntor pode ?

    Se você está estudando ou trabalhando com outros eletricistas provavelmente já ouviu falar que o condutor neutro NUNCA deve ser ligado em um disjuntor. 
    Mas e se eu te falar que na norma NBR 5410 contém uma nota que permite essa ligação em condições específicas ? Sim essa possibilidade de ligação é possível.
    Na aula abaixo apresentamos todos os pontos existentes na norma NBR5410 que esclarecem esse tipo de ligação. 

Complemento

    Os disjuntores são apenas uma parte da proteção elétrica que deve ser inserida em um quadro euma instalação elétrica residencial ou industrial. 

     Abaixo vamos apresentar uma aula onde abordamos sobre o DPS ( Dispositivo de proteção contra surto ). Este componente tem como função proteger os aparelhos elétricos contra descargas atmosféricas direcionando o surto elétrico para o aterramento da instalação evitando assim que os aparelhos se danifiquem com a alta descarga.  

Para complementar a aula que acabamos de ver sobre os disjuntores e as curvas de atuação, acesse nossa próxima aula sobre o que significa o termo Montante e jusante que constantemente aparecem na NBR 5410. CLICK no BOTÃO AO LADO 

Saiba mais sobre instalações elétricas
  • Fotoelétrico com contator
      Fotoelétrico com contator É comum nos depararmos durante o dimensionamento de circuitos externos de iluminação com um conjunto de iluminação que pode exceder a…Read More »
  • Padrão de cor para cabos
    Padrão de cor para cabos Dentre a padronização de cores para cabos em uma instalação elétrica permite ao eletricista tranquilidade ao efetuar uma nova instalação…Read More »
  • Como ligar torneira elétrica
    Dentre os diversos equipamentos e aparelhos elétricos que devem ser dimensionados em uma instalação elétrica, a torneira elétrica, apesar de simples pode ser instalada de…Read More »

Se quiser ficar por dentro das novidades apresentadas aqui no site e no nosso canal do YouTube, conheça nossas redes sociais. Publicamos diariamente novidades e curiosidades sobre a área da eletroeletrônica. 

9 Comments

  1. Pingback:Dispositivo Diferencial Residual - IDR - Trick Drawing

  2. Pingback:Interruptor simples - Trick Drawing %

  3. Pingback:Tomada 127V e 220V - Curso gratuito de instalações - Trick Drawing

  4. Pingback:Módulo com vários interruptores - Curso de instalações - Trick Drawing

  5. Pingback:O que significa o termo Montante e Jusante ? - Trick Drawing

  6. Pingback:Como medir corrente elétrica ? - Curso de instalações - Trick Drawing

  7. Pingback:Sensor de presença - Trick Drawing - Curso de instalações elétricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.