Curva de atuação dos disjuntores. Uma das principais informações sobre os disjuntores são as curvas de atuação. Essas curvas são destinadas ao tipo de circuito elétrico.
Basicamente encontramos quatro tipos de curva de atuação dos disjuntores que são :
Curva A ( sim, existe curva A e vamos mostrar neste artigo ); Curva B; Curva C; Curva D.
Vamos estudar cada tipo de curva de atuação e qual aplicação ideal para cada circuito.
Aprenda sobre Instalações Elétricas desde o início até projeto elétrico unifilar !
O disjuntor curva A é muito polêmico já que diversas pessoas defendem que ele não existe e que a letra A pode ser confundido com a unidade de medida de corrente elétrica. Mas encontramos em alguns catálogos esse tipo de curva. Vale lembrar que ele não está designado na NBR NM 60898 .
Este tipo de curva é aplicado para a proteção de circuitos eletrônicos por serem mais sensíveis e para circuitos de medição.
Ele entende como uma corrente de curto um valor entre 2 a 4 vezes a corrente nominal. Exemplo: Um disjuntor com corrente nominal de 10A irá detectar como corrente de curto um valor de corrente entre 20A a 40A.
Para Ficar mais claro e mostrar que este tipo de disjuntor, de fato, existe, vamos mostrar uma aula do nosso curso gratuito de instalações elétricas em que abordamos o disjuntor CURVA
Ele entende como uma corrente de curto um valor entre 3 a 5 vezes a corrente nominal. Exemplo: Um disjuntor com corrente nominal de 10A irá detectar como corrente de curto um valor de corrente entre 30A a 50A.
Disjuntor Curva C
Este tipo de curva é aplicado para a proteção de circuitos que alimentam cargas de com características indutivas onde apresentam picos de corrente no momento de ligação como microondas, condicionador de ar, motores para bombas de recalque, além de circuitos com cargas de características semelhantes.
Ele entende como uma corrente de curto um valor entre 5 a 10 vezes a corrente nominal. Exemplo: Um disjuntor com corrente nominal de 10A irá detectar como corrente de curto um valor de corrente entre 50A a 100A.
Disjuntor Curva D
Este tipo de curva é aplicado para a proteção de circuitos que alimentam cargas altamente indutivas que apresentam altos picos de corrente no momento de ligação, como grandes motores, transformadores, além de circuitos com cargas de características semelhantes.
Ele entende como uma corrente de curto um valor entre 10 a 20 vezes a corrente nominal. Exemplo: Um disjuntor com corrente nominal de 10A irá detectar como corrente de curto um valor de corrente entre 100A a 200A.
Para fechar a segunda parte do assunto, temos abaixo uma aula do nosso curso gratuito de instalações elétricas que está disponível no nosso canal do YouTube.
Se quiser ficar por dentro das novidades apresentadas aqui no site e no nosso canal do YouTube, conheça nossas redes sociais. Publicamos diariamente novidades e curiosidades sobre a área da eletroeletrônica.
Fotoelétrico com contator É comum nos depararmos durante o dimensionamento de circuitos externos de iluminação com um conjunto de iluminação que pode exceder a…Read More »
Padrão de cor para cabos Dentre a padronização de cores para cabos em uma instalação elétrica permite ao eletricista tranquilidade ao efetuar uma nova instalação…Read More »
Dentre os diversos equipamentos e aparelhos elétricos que devem ser dimensionados em uma instalação elétrica, a torneira elétrica, apesar de simples pode ser instalada de…Read More »
Pingback:Grau de poluição para disjuntor - Trick Drawing
Pingback:Tudo Sobre Disjuntores - Mega Cobre Fios e Cabos Eletricos
Machine learning