Menu Fechar

Contatores

Contatores teoria e prática

Introdução:

    Hoje vamos falar sobre contatores. Teoria e prática !

    Encontramos durante uma instalação, diversos equipamentos que consomem uma potência superior a capacidade de um interruptor, relê fotoelétrico, relê de impulso entre outros

    Como exemplo mais comum podemos citar os motores elétricos que são amplamente utilizados em diversas aplicações. 

    Para atender a essa capacidade, somos obrigados a utilizar alguns recursos que suportem essa carga instalada. 

    Um deles é o contator. Recursos amplamente usando, principalmente, em comandos elétricos para acionamento de motores e outras cargas elevadas , como também para a elaboração de lógicas de funcionamento como partida direta, intertravamento controle de esteira transportadora dentre tantos outros. 

    Mas você sabe como funciona um contator ? Qual a lógica de funcionamento e como identificar seus contatos ? Quais são normalmente aberto e normalmente fechado ? Qual o significado dos números e letras impressos no componente ? 

    Bom aqui vamos responder a todos esses questionamentos.

Vamos lá !

Definição:

Vamos iniciar pelo mais óbvio porem necessário. O que é um contator ? 

Contator é um dispositivo eletromecânico que promove o acionamento de equipamentos que consomem uma corrente elétrica maior como alguns exemplos temos  motores e resistências industriais. 

Basicamente tem o mesmo funcionamento de um relê. Existe uma bobina, normalmente identificado por A1 e A2, e um conjunto de contatos que podem ser auxiliares e de potência. 

Características:

No card podemos observar que a bobina do contator é representada por um retângulo onde os terminais são identificados por A1 e A2.

A bobina do contator, normalmente, é representado pela letra K acompanhado de um número sequencial de acordo com a quantidade de contatores inseridos no circuito.

 

Após entender como representamos os terminais e a bobina do contator, vamos entender como identificar os contatos deste componente. 

Primeiro: Temos que entender que, basicamente, existem dois tipos de contatos. Os contatos auxiliares e os contatos de potência.

Os contatos auxiliares normalmente são usados para promover o desenvolvimento de lógicas de acionamento como um contato de selo.

Sua identificação é dada por dois números sendo que o primeiro identifica a posição do contato no contator enquanto o segundo apresenta se o contato está normalmente aberto ou fechado

Podemos encontrar um contator que possua diversos contatos auxiliares como apresentado no card.

Eles podem ser abertos e apresentam números ( 3 e 4 no final ). Já os contatos fechados apresentam números ( 1 e 2 no final ).

Outra forma de identificar a posição de repouso dos contatos é usando o multímetro na escala de continuidade. 

Os contatos de potência seguem uma identificação diferenciada dos contatos auxiliares. Eles apresentam uma identificação composta por letra e número. 

Esses contatos de potência são abertos e destinados especificamente para o acionamento de uma carga. Tanto que a estrutura desses contatos é mais robusta. 

Os contatos de potência apresentam números ímpares na parte superior ( 1, 3 e 5 ) além da identificação L1, L2 e L3. 

Na parte inferior apresentam números pares que complementam a identificação da parte superior ( 2, 4 e 6 ) além da identificação T1, T2 e T3 

Para complemetar todo o conteúdo abordado neste artigo, vamos apresentar abaixo o contator na teoria e na prática.  

Neste primeiro vídeo temos uma abordagem teórica sobre o que é um contator, quais são os contatos auxiliares e contatos de potência, como identificar e, por fim, uma apresentação da categoria de emprego dos contatores. 

Agora, para ficar completo nosso artigo, vamos aplicar tudo que foi apresentado até agora, porém, na prática e com auxílio do multímetro.  

Agora vamos apresentar as categorias de emprego de contatortes. Essa categoria, classifica os contatores de acordo com o tipo de carga (resistivo, indutivo, capacitivo etc. ) 
Essa informação é extremamente importante uma vez que usar o contator de categoria errada pode danificar o mesmo.

    Além de tudo que apresentamos aqui neste artigo, para que todo o assunto fique completo, vamos apresentar agora uma categoria de contatores que são utilizados para o controle de máquinas que se enquadram na NR 12. 
    Você sabia que existem dispositivos de acionamento e segurança que são exclusivos para atender a esta norma. O contator é um deles. 
    Na aula abaixo apresentamos as principais características e mudanças com um contator convencional 

BÔNUS !

Para demostrar o funcionamento temos um aplicativo voltado para comandos elétricos com montagem e simulação de funcionamento não só do contator como também de diversos itens e componentes. 

Para dar continuidade as aulas, no botão ao lado você terá acesso a nossa aula sobre sensores, onde explicamos os principais tipos e qual o padrão de cores dos condutores para uma correta ligação 

Se quiser ficar por dentro das novidades apresentadas aqui no site e no nosso canal do YouTube, conheça nossas redes sociais. Publicamos diariamente novidades e curiosidades sobre a área da eletroeletrônica. 

4 Comments

  1. Pingback:Programador horário - Trick Drawing

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.