Menu Fechar

Grau de poluição para disjuntor

Você sabe o grau de poluição do disjuntor que você instala ?

    Dentre as diversas informações sobre disjuntores como corrente nominal e curva de atuação, o grau de poluição é raramente citado até mesmo em cursos técnicos. 
Esta informação é relevante em um projeto elétrico quando levamos em consideração o micro ambiente onde o disjuntor será inserido

Definição :

    O grau de poluição para disjuntor ou classe de poluição nada mais é do que a intensidade de poeira condutora ou não que pode interferir no correto funcionamento do DTM como citado na NBR IEC 60947 – 1 

    2.5.58:  grau de poluição (das condições ambientais) número convencional, baseado na quantidade de poeira condutora ou higroscópica, de gás ionizado ou de sais e também na umidade relativa e sua frequência de ocorrência, resultando em absorção higroscópica ou condensação de umidade, ocasionando a redução da tensão suportável e/ou da resistividade superficial

Macro e Micro ambiente:

    Após a definição no item 2.5.58, a norma se preoculpa em definir o significado de micro ambiente e macro ambiente :

    NOTA 1 O grau de poluição do microambiente ao qual o equipamento é exposto pode ser diferente daquele do macroambiente onde o equipamento está localizado, devido à proteção oferecida por invólucros ou aquecedores internos, que previnem a absorção ou condensação de umidade.

    NOTA 2: Para o propósito desta Norma, o grau de poluição é aquele do microambiente.

    2.5.59  microambiente (de uma distância de escoamento ou de isolação) condições ambientais que circundam as distâncias de escoamento ou de isolação consideradas

Quais os níveis de Grau de Poluição ?

    A NBR IEC 60947 – 1 define 4 classes de poluição para disjuntor que são:

      Grau de poluição 1;
      Grau de poluição 2;
      Grau de poluição 3;
      Grau de poluição 4.

Grau de poluição 1:
Sem poluição ou somente ocorre uma poluição seca não condutora.

Grau de poluição 2:

    Normalmente, somente ocorre poluição não condutora. No entanto, ocasionalmente, uma condutividade temporária causada por condensação pode ser esperada.

Grau de poluição 3:
    Ocorre uma poluição condutora ou uma poluição seca não condutora que se torna condutora devido à condensação

Grau de poluição 4:
    A poluição provoca condutividade contínua causada, por exemplo, por poeira condutora ou por chuva ou neve.

Qual Grau de poluição escolher ?

Grau de poluição normal para aplicações domésticas e similares:

Salvo especificação em contrário na norma de produto pertinente, o equipamento para aplicações domésticas e similares é, geralmente, destinado para utilização em ambiente de grau de poluição 2.

Grau de poluição normal para aplicações industriais:

Salvo especificação em contrário na norma de produto pertinente, o equipamento para aplicações industriais é, geralmente, destinado para utilização em ambiente de grau de poluição 3. Entretanto, outros graus de poluição podem ser aplicados, dependendo de usos particulares ou do microambiente.

 

Aula Completa

Se quiser ficar por dentro das novidades apresentadas aqui no site e no nosso canal do YouTube, conheça nossas redes sociais. Publicamos diariamente novidades e curiosidades sobre a área da eletroeletrônica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.