Um dos principais itens de proteção em um quadro de distribuição elétrica são os dispositivos DR ( Diferencial residual ). De acordo com a NBR 5410 eles são obrigatórios desde 2005 por ter a capacidade de seccionar a alimentação dos circuitos quando ocorrer uma fuga de corrente de 30mA. Como isso ocorre ? Em quais locais devemos instalar este dispositivo segundo a NBR 5410 ?
Para responder a esta e tantas outras questões sobre o IDR, veja essa matéria até o final com nossas aulas teóricas e práticas.
Definição do DR:
O dispositivo DR ( diferencial residual ) tem como objetivo proteger os usuários da instalação elétrica contra choques ocasionados por fuga de corrente elétrica.
Ele irá desligar o circuito quando ocorrer uma fuga de corrente elétrica igual ou maior que 30mA.
Este valor é justamente a intensidade de corrente elétrica máxima suportada por seres humanos.
Podemos encontrar também dispositivos DR com uma corrente de atuação de fuga inferior ou até mesmo superior a 30mA que são destinados a equipamentos industriais.
Funcionamento:
O funcionamento ocorre através de um núcleo toroidal por onde passam os condutores que conduzem a corrente elétrica dos circuitos.
Quando ocorrer no circuito uma fuga de corrente de 30mA, ocorrerá uma tensão e corrente induzida suficiente para que o circuito interno entenda como uma fuga de corrente e, desta forma, promova o desligamento de energia do circuito.
Para conseguir entender melhor todo esse conceito, temos abaixo aula aula do nosso curso gratuito de INSTALAÇÕES ELÉTRICAS que está disponível no nosso canal do YouTube.
Instalação na PRÁTICA:
Uma vez que já sabemos como funciona o dispositivo dr ( diferencial residual, devemos entender um conceito simples que é a diferença entre IDR, DDR e DR.
O IDR ( interruptor diferencial residual ) tem como característica promover o seccionamento do circuito toda vez que ocorrer a fuga de corrente elétrica não detectando outros tipos de anomalias elétricas como curto circuito e sobrecargas. Para esse tipo de proteção devemos inserir na instalação elétrica o disjuntor termo magnético. Assunto abordado em nosso site.
O DDR ( disjuntor diferencial residual ) tem a possibilidade de seccionar o circuito caso ocorra uma fuga de corrente elétrica além de seccionar o circuito quando ocorrer curto circuito e sobre carga na instalação.
Apensar de ser uma proteção mais completa que o IDR, o preço elevado deste dispositivo acaba inviabilizando sua instalação fazendo com que a utilização de disjuntor e IDR se torne mais barato.
A sigla DR significa diferencial residual e não é um componente em si mas apenas, uma tecnologia utilizada no IDR e DDR.
Agora vamos ver em duas aulas a ligação e o funcionamento do IDR na PRÁTICA.
Posso ligar o IDR em uma instalação sem aterramento ?
Uma dúvida recorrente em nosso canal e nos comentários do instagram é sobre a possibilidade de ligação do IDR sem o aterramento elétrico em uma instalação elétrica.
Basicamente são dois tipos de qustionamentos que são:
1° O DR irá funcionar sem o aterramento elétrico ?
2° Posso fazer a instalação do DR sem o aterramento ?
Como já abordamos em nossas aulas de instalações elétricas sobre o DR, já está mais que evidente que o mesmo atuará no circuito quando ocorrer uma fuga de corrente elétrica igual ou superior a 30mA.
Para uma fuga de corrente elétrica ocorrer não é necessário existir um sistema de aterramento, portanto, podemos concluir que o idr atuará no circuito.
Porém, segundo a NBR 5410 a instalação de um sistema de aterramento elétrico é obrigatório, portanto, não devemos implementar nenhuma ligação sem o mesmo.
Intepretação do diagrama de ligação:
Um ponto deve ser levado em consideração no momento em que vamos ligar um idr tetrapolar em um instalação bifásica.
Neste condição iremos conectar as duas fases e o neutro no idr de tal forma que um polo ficará livre. Para que o botão de teste do IDR funcione promovendo o seccionamento do circuito, não devemos deixar qualquer polo em vazio.
Isso deve ser observado por que o botão de teste pega o neutro e uma fase para provocar uma fuga de corrente e, consequentemente, o circuito será desligado.
Abaixo temos uma aula onde essa ligação é abordada de forma simples com dois modelos de fabricantes diferentes.
E quais são as formas de instalação segundo NBR 5410 ?
Para oferecer a segurança necessária para o usuário da instalação elétrica, existem formas corretas de instalação de acordo com a NBR 5410.
Basicamente temos três possibilidades de ligação:
A primeira forma de instalação está é destinada a utilizar um único idr como geral do quadro de distribuição;
A segunda forma de instalação é destinada a utilizar um idr para grupos de circuitos;
A terceira forma de instalação é destinada a utilizar um idr para cada circuito da instalação.
Veja abaixo um diagrama multifilar da ligação de um quadro de distribuição com o interruptor diferencial residual abordando as três maneiras abordadas acima.
Para Assim como em todas as nossas aulas do nosso canal,
Vamos apresentar uma aula que aborda esse assunto citando os pontos positivos e negativos das instalações abordadas
Como dimensionar o IDR ?
OTodo dispositivo diferencial residual tem uma corrente nominal que nada mais é do que a corrente máxima que a sua estrutura suporta. Mas qual valor de corrente nominal para um IDR devemos selecionar ?
A forma de instalação do IDR ou DDR interfere nesse dimencionamento ?
Para isso apresentamos mais uma aula que aborda todas essas dúvidas de forma simples e didática.
E a classe de atuação o dispositivo DR ?
Além de tudo que foi apresentado aqui neste artigo com aulas teóricas e práticas, Vamos abordar neste momento um assunto pouco comentado sobre o IDR.
Todo dispositivo DR tem uma classe de atuação que deve ser compatível com o tipo de alimentação que passará por ele.
Como exemplo temos equipamentos alimentados apenas por tensão alternada, continua pulsante e contínua constante.
Vamos apresentar a seguir as características de cada uma dessas classes de atuação do DR além da sua simbologia.
Detecta corrente residual alternada;
Amplamente utilizado em instalações elétricas residenciais, prediais e comerciais.
Detecta corrente residual
alternada e contínua pulsante;
Equipamentos eletrônicos que alterem a forma de onda senoidal.
Detecta corrente residual
alternada, contínua pulsante e constante;
Equipamentos eletromédicos.
E o que diz a NBR 5410 sobre o DR ?
Para que essa matéria fique a mais completa possível, neste momento vamos abordar os locais onde o dispositivo diferencial residual deve ser instalado.
A NBR 5410 de 2004 que entrou em vigor em 2005 abordam os seguintes itens:
5.1.3.2.1.1 O uso de dispositivos de proteção a corrente diferencial-residual com corrente Diferencial – residual nominal I∆n igual ou inferior a 30 mA é reconhecido como proteção adicional contra choques elétricos.
5.1.3.2.1.2 A utilização de tais dispositivos não é reconhecida como constituindo em si uma medida de proteção completa e não dispensa, em absoluto, o emprego de uma das medidas de proteção estabelecidas em 5.1.2.2 a 5.1.2.5.
5.1.3.2.2 Casos em que o uso de dispositivo diferencial-residual de alta sensibilidade como proteção adicional é obrigatório:
a) os circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em locais contendo banheira ou chuveiro (ver 9.1);
b) os circuitos que alimentem tomadas de corrente situadas em áreas externas à edificação;
c) os circuitos de tomadas de corrente situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior;
d) os circuitos que, em locais de habitação, sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens;
Para simplificar todos os itens citados acima, vamos apresentar abaixo uma aula onde explicamos de forma simples e didática cada item da norma.
Você sabe a diferença entre DR, IDR e DDR ?
Um dos termos que mais escutamos entre alguns eletricistras e vendedores de materiais elétricos é sobre DR ou disjuntor DR.
Mas você sabe a qual o correto termo quando nos referimos ao IDR ou até mesmo ao DDR ? Você sabe quais são as diferenças entre eles e se, de fato, será que existe alguma diferença ?
O termo DR significa diferencial residual e significa apenas a tecnologia utilizada e acabou se tornando um apelido quando nos referimos ao diferencial residual. Normalmente você já ouvi a frase, _Qual a corrente do DR ? _Vou instalar o DR no quadro . _Posso usar o DR como geral ? Em resumo ele não é um termo correto mas sim apenas um apelido.
O termo IDR significa Interruptor Diferencial residual e tem como objetivo promover o seccionamento do circuito caso ocorra uma fuga de corrente residual igual ou inferior a 30mA. Com essa caracteristica de funcionamento em uma instalação elétrica os usuários estarão protegidos contra possíveis choques elétricos ocasionados acidentalmente. Vale ressaltar que o dispositivo DR entra como uma proteção complementar para a instalação elétrica não substituindo os demais dispositivos como disjuntor termo magnético e dps ( dispositivo de proteção contra surto elétrico ).
E por fim, temos o DDR que significa Disjuntor Diferencial Residual e tem como caracteristica fornecer proteção contra curto circuito, sobrecarga e Fuga de corrente elétrica. Resumindo, o DDR tem as caracteristicas do DTM ( Disjuntor termo magnético ) e as características do IDR ( interruptor diferencial residual ).
Saiba mais sobre instalações elétricas
- Fotoelétrico com contator É comum nos depararmos durante o dimensionamento de circuitos externos de iluminação com um conjunto de iluminação que pode exceder a…Read More »
- Padrão de cor para cabos Dentre a padronização de cores para cabos em uma instalação elétrica permite ao eletricista tranquilidade ao efetuar uma nova instalação…Read More »
- Dentre os diversos equipamentos e aparelhos elétricos que devem ser dimensionados em uma instalação elétrica, a torneira elétrica, apesar de simples pode ser instalada de…Read More »
Pingback:Disjuntores e suas curvas de atuação - instalações elétricas Trick Drawing
Pingback:Curva de atuação dos disjuntores - Para que servem ? Trick Drawing
proteção em um quadro de distribuição elétrica são os dispositivos DR ( Diferencial residual ).São importantes por ter a capacidade de seccionar a alimentação dos circuitos quando ocorrer uma fuga de corrente de 30mA.
Um dos principais itens de proteção em um quadro de distribuição elétrica são os dispositivos DR ( Diferencial residual ). importante por ter a capacidade de seccionar a alimentação dos circuitos quando ocorrer uma fuga de corrente de 30mA.
Pingback:Disjuntores Teoria e Prática - Instalações elétricas Portal Trick Drawing
Tenho uma instalação de 21 circuitos, posso instalar 03 IDR ,sendo um para cada 07 disjuntores, ou 02 IDR para os 21 disjuntores.
Obrigado, bom dia!
Obrigado pelo esclarecimento e aprendizado do assunto IDR e DDR.