Hoje vamos aprender sobre a 2 lei de Ohm, uma lei que relaciona a resistência elétrica de um condutor com seu comprimento e área de seção transversal além de apresentar alguns exemplos.
Primeiro, vamos abordar sobre o comportamento da resistência de um condutor ao mantermos seu diâmentro e seu material variando apenas o seu comprimento.
Podemos observar que a resistência elétrica é diretamente proporcional ao comprimento do condutor.
Além do comprimento, outra característica que vemos observar é o comprimento do condutor. Basicamente quando maior o comprimento maior será sua resistência.
Por sua vez, conseguimos observar na descrição acima que a resistência é inversamente proporcional a sua secção transversal.
Por fim, a ultima variável que devemos analisar é o tipo de material do condutor. Cada material apresenta um valor de resistividade e essa informação é importante para compreendermos como isso pode interferir na resistência final.
Se mantivermos, por exemplo, três condutores com a mesma espessura e comprimento, entretanto, de materiais diferentes como prata e cobre. a resistência também será diferente uma vez que cada material possui uma resistividade diferente. Para instalações elétricas, o melhor a ser utilizando é o cobre que apresenta uma resistividade baixa como apresentado na imagem acima.
Por Após esta rápida análise sobre as características dos condutores e como eles interferem na resistência, temos abaixo a fórmula da 2 lei de ohm para calcular qualquer um dos itens já abordados acima.
Aula Completa
Para finalizar, temos abaixo uma aula do nosso canal do YouTube sobre a 2 lei de ohm
Se quiser ficar por dentro das novidades apresentadas aqui no site e no nosso canal do YouTube, conheça nossas redes sociais. Publicamos diariamente novidades e curiosidades sobre a área da eletroeletrônica.
Pingback:1° Lei de OHM e Exercícios resolvidos - Trick Drawing
Eu gosto muito de elétrica, agora que descobri esse sair vou mergulhar nele